Campanha “Cevar Não é Legal”: Conscientização sobre a Importância de NÃO Alimentar Ariranhas
O Projeto Ariranhas, em parceria com a SOS Pantanal e o 1° Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (MS), realizou uma importante ação de sensibilização no Passo do Lontra, MS, a fim de combater a prática de alimentar ariranhas. Embora as ariranhas sejam animais piscívoros, ou seja, sua dieta natural seja composta principalmente por peixes, a oferta de alimentos por seres humanos pode prejudicar suas vidas de diversas formas.
Alimentar animais selvagens é uma prática ilegal e perigosa, pois altera o comportamento das ariranhas, colocando sua saúde em risco e aumentando a chance de acidentes. Além disso, isso pode impactar negativamente o turismo local, já que essas práticas comprometem a relação natural que os turistas devem ter com a fauna local.
Com o objetivo de sensibilizar a comunidade, turistas e demais visitantes da região sobre o impacto dessa atividade, o Projeto Ariranhas e parceiros, instalaram placas informativas nas margens do Rio Miranda, em locais estratégicos, alertando para a importância de manter as ariranhas em seu habitat natural e respeitar seus comportamentos instintivos. A presença da Polícia Militar Ambiental também garantiu que a ação fosse ainda mais efetiva, com o apoio das autoridades competentes.
Agradecemos ao Parque Hotel Passo do Lontra, Hotel Morro do Azeite e à UFMS, que se uniram a nós para garantir o sucesso dessa ação. Juntos, podemos fazer a diferença para proteger as ariranhas e o ecossistema pantaneiro como um todo.
O impacto dessas ações educativas como essa é fundamental para garantir a sobrevivência das espécies e para fortalecer o turismo sustentável na região.