No dia 8 de outubro, uma comissão do governo federal, composta pela primeira-dama Janja Lula da Silva, pelas ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Simone Tebet (Planejamento) e pelas Enviadas Especiais Denise Dora e Jurema Werneck, acompanhadas de suas equipes, esteve no Instituto Tamanduá para um encontro com lideranças femininas da conservação da biodiversidade do Pantanal.
O evento foi organizado por Luciana Leite, da Environmental Justice Foundation (EJF) (@ejfoundation), e reuniu pesquisadoras que representam as “Jane Goodalls do Pantanal” — mulheres que dedicam suas vidas à ciência, à conservação e à defesa da biodiversidade.
Representando o Projeto Ariranhas, nossa presidente Caroline Leuchtenberger participou ao lado de Flávia Miranda do Instituto Tamanduá, Patrícia Médici do INCAB e Fernanda Fontoura do Instituto Arara Azul.

Juntas, elas apresentaram as principais ameaças, ações e desafios para a conservação da biodiversidade e do Bioma Pantanal, destacando o protagonismo feminino na agenda ambiental.
À tarde, a comitiva participou de um segundo encontro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), reunindo lideranças femininas do estado. A dinâmica promoveu escuta e diálogo sobre demandas urgentes a serem encaminhadas e debatidas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).
Um passo importante rumo a um Pantanal mais justo, diverso e resiliente.
