Em comemoração ao Dia Mundial das Lontras, celebrado anualmente na última quarta-feira de maio, o Projeto Ariranhas realizou uma série de ações para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de conservar essas espécies, que são sentinelas de qualidade da água.
Participamos do webinar #DiaMundialdaLontra, organizado pelo International Otter Survival Fund, onde apresentamos a palestra “Projeto Ariranhas e seu trabalho com as lontras gigantes”. Além disso, desenvolvemos diversas ações com comunidades locais e instituições parceiras.
Em colaboração com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e por meio do Programa de Monitoramento de Conservação de Ariranhas (Pró-Ariranha), realizamos atividades lúdicas e educativas para cerca de 150 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aristeu Camargo, em Caseara, Tocantins.
Nosso objetivo foi sensibilizar as crianças sobre a importância da conservação das lontras, abordando as ameaças que esses animais enfrentam e as medidas para garantir sua sobrevivência, promovendo uma coexistência harmônica com os seres humanos.
As atividades incluíram trilhas, aplicação de moldes de pegadas na areia para identificar vestígios dos animais, demonstração de métodos de pesquisa e monitoramento das ariranhas no Parque Estadual do Cantão, além da confecção de máscaras de ariranhas e pinturas de desenhos.
Também realizamos atividades na Escola Infantil Dr. Paiva de Oliveira, no Distrito de Pocinhos do Rio Verde, em Caldas, Minas Gerais, com 17 crianças do 1º ano infantil. Apresentamos curiosidades da fauna brasileira, incluindo a ariranha, enfatizando a importância da nossa biodiversidade e a necessidade de conservá-la.
Em parceria com o Aquário de São Paulo, organizamos a segunda edição da “Semana das Lontras“. O evento ocorreu entre os dias 25 de maio e 01 de julho, com diversas atividades voltadas para envolver o público em uma programação educativa e interativa. Recebemos varias escolas, atendendo aproximadamente 300 crianças, além do público em geral. Tanto o público escolar quanto os visitantes, tiveram a oportunidade de assistir a apresentações sobre a importância ecológica da ariranha, os desafios para a conservação da espécie, a necessidade da convivência harmônica entre a espécie e seres humanos, e as ações desenvolvidas pelo Projeto Ariranhas. Os visitantes puderam conhecer os hábitos das lontras e ariranhas e os desafios enfrentados em seu ambiente natural, proporcionando um contexto essencial para a compreensão de sua conservação.
Além disso, realizamos jogos educativos e dinâmicas interativas para despertar o interesse pelo conhecimento das espécies, especialmente a ariranha, foco principal do evento. Para engajar ainda mais os participantes, distribuímos brindes temáticos que celebraram a semana dedicada às lontras e incentivaram a participação e o envolvimento do público nas ações de conservação das espécies.
O evento também foi uma oportunidade para divulgar os esforços do Projeto Ariranhas na pesquisa e conservação da ariranha. A “Semana das Lontras” não apenas fortaleceu a conexão entre o público e as espécies, mas também reforçou o compromisso do Projeto Ariranhas com a formação do sujeito ecológico e a conservação da biodiversidade.
A educação ambiental é um dos pilares para trilhar a nossa missão, convidando as pessoas a serem protagonistas na conservação da ariranha e do seu ecossistema.