No mês de março, nossas redes sociais se transformaram em um verdadeiro cenário de celebração à vida selvagem com o lançamento da campanha de batismo de cinco filhotes de ariranhas que nasceram em 2023. Mais do que apenas uma oportunidade de nomear os filhotes, essa campanha buscou fortalecer os laços com o nosso público e envolvê-los ativamente em nossos esforços de monitoramento e conservação da espécie.
Com mais de 10 anos de monitoramento populacional, o nosso banco conta com mais de 400 ariranhas identificadas, e encontrar um nome adequado é cada vez mais desafiador. O público contribui com sugestões de nomes engraçados e criativos e alguns até inspirados na nossa cultura indígenas e na fauna brasileira. À medida que a campanha progredia, testemunhamos uma comovente celebração à diversidade e às ariranhas, com a comunidade online se unindo em uma demonstração de apoio a nossa missão.
Graças ao monitoramento populacional de ariranhas que conduzimos no Pantanal, Amazônia e Cerrado, conseguimos compreender melhor o comportamento da espécie e como ela está lidando frente a diferentes ameaças. Além disso, viemos acompanhando como certas atividades humanas e as mudanças climáticas estão afetando a espécie e o nascimento de filhotes todos os anos.
Por isso a campanha de batismo dos filhotes é uma ação muito importante que, além de contribuir para o monitoramento da espécie em seu ambiente natural, simboliza o protagonismo humano na conservação da biodiversidade.
A participação dos nossos seguidores nessa campanha de batismo não apenas destaca o poder das redes sociais em ampliar a conscientização ambiental, mas também ressalta a importância de envolver pessoas de todas as idades na proteção da vida selvagem. O Projeto Ariranhas reafirma seu compromisso em proteger a espécie e colaborar para um futuro sustentável, onde a harmonia entre humanos e natureza seja uma realidade.
Junte-se a nós nessa missão de conservação e descubra como você pode fazer a diferença!











